XANGÔ (ITAN)
Xangô foi o 3º alafin de oyó, rei de oyó, xangô foi criado nos pais de sua mãe, indo mais tarde para kossô, o povo não o aceitou porque ele tinha um carácter muito violento, dominador e impetuoso, mas conseguiu se impor através da força, em seguida xangô foi para oyó, junto com seu povo e ai criou um bairro que recebeu o nome de kossô, conservando assim o título de obá de kossô.
Dadá ajaká, filho mais velho de oraniam e irmão de sangue de xangô, reinava em oyó e por ser muito calma e pacífico, não tinha energia que se precisava na época para ser um chefe ou rei, xangô destronou seru irmão e dadá-ajaká exilou-se durante 7 anos em igbô, mais tarde quando xangô deixou oyó, ele retornou a reinar, só que desta vez diferente, guerreiro e muito valente, indo também contra familia materna de xangô, atacando os tapas. Xangô teve 3 esposas, oyá, oxum e obá, seus nomes derivam dos rios dos mesmos nomes, xangô era muito atrevido e violento, porem grande, justiceiro, sempre castigando os ladrões e mal feitores.
XANGÔ
Deus do raio e trovão, da justiça e do fogo, é um orixá temido e respeitado, é víril e violento, reinou por 14 anos em oyó, seu principal símbolo é o oxé (machado de dois gumes) e o xérem, feito de uma cabaça alongada com pequenos grãos de areia, que quando agitados produzem um barulho semelhante a chuva, seu dia votivo é a quarta-feira, sua cor é o vermelho e branco, sua saudação é KAO KABIECILE ou OBANIXÉ KAÔ, seu assentamento é feito na gamela redonda.
CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE XANGô
Os filhos de xangô são extremamente enérgicos, autoritários, gostam de exercer influência nas pessoas e dominar a todos, são líderes por natureza, justos, honestos e equilibrados, porém quando contrariados, ficam possuídos de irá e violentos, os filhos de xangô são tidos como sendo grandes conquistadores. Xangô possui 12 ministros que são:
Os da direita, são os que podem empunhar o xeren ou seja tem direito de voto e os outros da esquerda não tem o direito de voto.
Os da direita são: OBA ARÉ, OBA KANKANFÔ, OBÁ TELÁ, OBÁ OBIODUN, OTUN OBÁ AROLU, OBÁ ODOFUN.
Os da esquerda são: OBÁ ANANSOKUN, OBÁ OLOGON, OBÁ ONIKOYI, OBÁ SOORUN, OBÁ ARESSÁ, e OBÁ ELERYIN.
ALGUMAS QUALIDADES DE XANGô:
aganjú, baru, agodô, obakossô, ofonjá, oranfé, alafin, olorokê, sobô-adan, abomi, sobô, lawfin, guerê, amorim, woworo, badesi, ajakabâni, existem ainda os ayrás, a direrença entre ayrá e xangô, é que um foi rei, usa coroa e outro usa tiara arcada, os airás são: intilê, osuiburu, igbonãn, mofé, epomin, adjaoci e etc....