sábado, 15 de junho de 2013

OBÁ (ITAN)




         Quando se tornou a terceira mulher de xangô, surgiu uma rivalidade dentre ela e oxum. Uma era jovem, muito bonita e elegante, e oba era mais velha.
         Xangô muito guloso, gostava de receitas de cozinha, que eram utilizadas por oxum. Oxum irritada resolveu pregar uma pela a oba e convidou-a que viesse assistir como se preparava os pratos que oferecia a xangô. Oba muito inocente aceitou o convite, e foi então que oxum com uma trunfa cobrindo as orelhas fazia uma sopa na qual boiava dois cogumelos, oxum mostrou a oba dizendo que tinha cortado suas orelhas para oferecer a xangô. Xangô veio e tomou  a sopa satisfeito, após retirou-se apressadamente em companhia de oxum. Oba vendo aquilo, resolveu colocar em pratica  a receita maravilhosa que oxum lhe ensinara. Oba cortou uma de suas orelhas e cozinhou-a com a sopa que iria servir a xangô, não gostou de ver oba com a orelha decepada e achou repugnante o que oba lhe serviu.
         Oxum resolveu aparecer e tirar o lenço, mostrando a oba que suas orelhas estavam intactas e que não passava de uma peça que ela lhe ensinara.
         Oba furiosa, trava luta corporal com oxum, xangô irritado, fez explodir seu furor, oxum e oba apavoradas fugiram e se transformaram nos rios que levam seus nomes.

OBÁ (RAINHA)

         Deusa do rio niger, pois existe de fato rio com seu nome, terceira mulher de xangô, orixá embora feminina, temida, forte, enérgica, considerada mais forte que muitos orixás masculinos. Por motivo que a lenda nos conta, oba não possuía uma orelha por ter cortado para oferecer como comida especial a xangô, como se fosse seu prato predileto e que foi uma peça que oxum passou, dizendo que assim conquistaria o amor de xangô. Oba come: cabra mocha, d´angola, frangas, frutas, acarajé, canjica cozida com salsa, pombas, coco, sua cor é: o coral, seu dia votivo é a quarta-feira. Suas ferramentas são: a espada, navalha, roda de madeira e búzios, sua saudação é OBÁ-XIRÊ OU OBÁ CIÔ.


CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OBÁ


         As pessoas pertencentes a este orixá são lutadoras, bravas, um tanto agressivas, o que as levam a serem pouco compreendidas, freqüentemente tendem a terem experiências infelizes e amargas. São ciumentas, pois são muitos zelosos com tudo que lhe pertencem, porem pessoas de grande valor e dedicação tendem a alcançar seus ideais no sentido mais material do que sentimental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário