quarta-feira, 24 de julho de 2013

TOQUE NAGÔ 
NO ILÊ AIRÁ AXÉ ELOIÁ


FESTA SAIDÁ DE YAÔ

XANGÔ (ITAN)




         Xangô foi o 3º alafin de oyó, rei de oyó, xangô foi criado nos pais de sua mãe, indo mais tarde para kossô, o povo não o aceitou porque ele tinha um carácter muito violento, dominador e impetuoso, mas conseguiu se impor através da força, em seguida xangô foi para oyó, junto com seu povo e ai criou um bairro que recebeu o nome de kossô, conservando assim o título de obá de kossô.
          Dadá ajaká, filho mais velho de oraniam e irmão de sangue de xangô, reinava em oyó e por ser muito calma e pacífico, não tinha energia que se precisava na época para ser um chefe ou rei, xangô destronou seru irmão e dadá-ajaká exilou-se durante 7 anos em igbô, mais tarde quando xangô deixou oyó, ele retornou a reinar, só que desta vez diferente, guerreiro e muito valente, indo também contra familia materna de xangô, atacando os tapas. Xangô teve 3 esposas, oyá, oxum e obá, seus nomes derivam dos rios dos mesmos nomes, xangô era muito atrevido e violento, porem grande, justiceiro, sempre castigando os ladrões e mal feitores.

XANGÔ

           Deus do raio e trovão, da justiça e do fogo, é um orixá temido e respeitado, é víril e violento, reinou por 14 anos em oyó, seu principal símbolo é o oxé (machado de dois gumes) e o xérem, feito de uma cabaça alongada com pequenos grãos de areia, que quando agitados produzem um barulho semelhante a chuva, seu dia votivo é a quarta-feira, sua cor é o vermelho e branco, sua saudação é KAO KABIECILE ou OBANIXÉ KAÔ, seu assentamento é feito na gamela redonda.


CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE XANGô

      Os filhos de xangô são extremamente enérgicos, autoritários, gostam de exercer influência nas pessoas e dominar a todos, são líderes por natureza, justos, honestos e equilibrados, porém quando contrariados, ficam possuídos de irá e violentos, os filhos de xangô são tidos como sendo grandes conquistadores. Xangô possui 12 ministros que são:
         Os da direita, são os que podem empunhar o xeren ou seja tem direito de voto e os outros da esquerda não tem o direito de voto.
         Os da direita são: OBA ARÉ, OBA KANKANFÔ, OBÁ TELÁ, OBÁ OBIODUN, OTUN OBÁ AROLU, OBÁ ODOFUN.
           Os da esquerda são: OBÁ ANANSOKUN, OBÁ OLOGON, OBÁ ONIKOYI, OBÁ SOORUN, OBÁ ARESSÁ, e OBÁ ELERYIN.   

ALGUMAS QUALIDADES DE XANGô:

                aganjú, baru, agodô, obakossô, ofonjá, oranfé, alafin, olorokê, sobô-adan, abomi, sobô, lawfin, guerê, amorim, woworo, badesi, ajakabâni, existem ainda os ayrás, a direrença entre ayrá e xangô, é que um foi rei, usa coroa e outro usa tiara arcada, os airás são: intilê, osuiburu, igbonãn, mofé, epomin, adjaoci e etc....



IÊMANJA (ITAN)






         Iêmanjá era filha de olokun, deus em benin ou deusa em ifé. Iêmanjá foi casada com urumilá, deus da advinhação, mas tarde casou com olofin, rei de ifé, com quem teve 10 filhos, que corresponde aos orixás.
          Cansada de ser oprimida por seu esposo fogem em direção ao oeste, olokun derá uma garrafa com um preparo para user se precisasse, ela deveria quebrar somente em caso de extremo perigo. O rei de ifé colocou seu exército a procura de sua mulher, iêmanjá cercada resolve então quebrar a garrafa que seu pai deu, no mesmo instante criou-se um rio, levando iêmanjá para o oceano, iêmanjá representa a maternidade e fecundidade.

IÊMANJÁ

           Deusa da nação de egbá, nação esta yorubá onde existe o rio iêmanjá, no Brasil rainha das águas salgadas, muito respeitada e cultuada, como mãe de quase todos os orixás, por isso, ela também pertence a fecundidade. O seu dia votivo é comemorado no dia 02 de fevereiro ou no dia 31 de dezembro, como em algumas nações do candomblé, é protetora dos pescadores e jangadeiros. Come ovelha, galinha, pata, angolista, pombos, arroz branco, cangica, cocadas e adora flores e perfumes.

              Suas cores são o azul e branco água, sua saudação é ODOIÁ ou ODOCIABÁ, suas ferramentas são âncora, o leme, anel, brincos, pulseiras e etc...

CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE IÊMANJÁ

               As pessoas de iêmanjá são, sérias, impetuosas, dominam a todos e fazem-se respeitar, dificilmente perdoam os erros dos semelhantes, gostam de testar as pessoas, seu temperamento é muito dificil, são bravos, nervosos, mas possuem um coração grandioso, são dedicados aos parentes e amigos, preocupam-se com os outros e consigo, gostam das coisas luxuosas, são honestas, gostam da casa e da família, são ótimas mães e pais.



LOGUN-EDÉ (ITAN)




         Seu dia votivo é a quinta-feira, sua cor é o azul turquesa e o amarelo ouro, sua  saudação é LOCI LOCI, seu domínio são as matas e as cachoeiras. Erinlé uma qualidade de Oxossi teria tido um filho com oxum que seria logun. O orixá representaria o príncipe das matas e caças, já que o seu pai Oxossi é o rei.te seis meses do ano vive nas matas com seu pai e outros seis meses na cachoeira com sua mãe. Seu axé é concentrado em dois otás retirado um das matas e outro da cachoeira. Nas danças ora dança como seu pai e ora dança como sua mãe, como se tivesse se banhando, logun tem um gênio imprevisível, às vezes faceiro e coquete com a mãe ou solitário  como o pai.


CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE LOGUN-EDÉ

         Desembaraçado, move-se com graça, elegância e refinamento. Tem muita sorte na sua vida. Evita o contato com o sofrimento humano. Superimaginativo, destaca-se nas artes em geral, como música, teatro e dança. É admirado por sua suavidade, inteligência e sensibilidade.
         Extremamente exótico é um camaleão, muda de personalidade como quem muda de roupa. Esta sempre de bom astral, otimismo é sua palavra-chave.



OXUM (ITAN)

   


    Logo que todos os orixás chegaram a terra, organizaram reuniões que as mulheres não podiam participar.

Oxum revoltada por não poder participar das reuniões e das deliberações, resolve se vingar tornando estéreis todas as mulheres, alem de impedir que todas as atividades desenvolvidas saíssem favoráveis.
         Olodumarê foi procurado pelos orixás que lhe explicaram que tudo ia mal na terra, apesar de tudo que faziam e deliberam nas reuniões, olodumarè perguntou a eles se oxum participava das reuniões, foi quando os orixás lhe disseram que não, explicou-lhes então, que sem a presença de oxum e do seu poder sobre a fecundidade, nada iria dar certo.
         Os orixás convidaram oxum para participar de seus trabalhos e reuniões e depois de muita insistência oxum resolve  aceitar. Imediatamente as mulheres tornaram-se fecundas e todos os empreendimentos e projetos obtiveram resultados positivos. Oxum é chamada de iyalodê, título conferido a pessoa que ocupa o lugar mais importante entre as mulheres da cidade.


OXUM (RIO QUE PASSA POR OXOGBO, CIDADE NIGERIANA)

         Nome de um rio na Nigéria em igexá, segunda mulher de xangô, deusa do ouro, riqueza e do amor. A oxum pertence o ventre da mulher o mesmo tempo controla a fecundidade, por isso as crianças lhe pertencem. Dona dos rios e cachoeiras, gosta de usar colares, jóias, tudo relacionado à vaidade, perfumes, etc. Come: porco, cabra, d´angola, frangas, pombo, marreca, frutas, quindins e outros doces. Sua cor é o amarelo ouro, seu dia da semana é o sábado, sua saudação é ORA IEIEÔ ou OMIÔ. Suas ferramentas são: coração, estrela, pulseiras, leque, corrente e brincos de ouro, moedas, búzios e espelho.


CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OXUM

         As pessoas de oxum são vaidosas, elegantes, sensuais, adoram perfumes, jóias caras, roupas bonitas, tudo que se relaciona com a beleza. Gostam de chamar a atenção do sexo oposto, são boas mães, dona de casa e companheiras, despertam ciúme nas mulheres e se envolvem em intrigas, são choronas e adoram crianças.