IÊMANJA (ITAN)
Iêmanjá era filha de olokun, deus em benin ou deusa em ifé. Iêmanjá foi casada com urumilá, deus da advinhação, mas tarde casou com olofin, rei de ifé, com quem teve 10 filhos, que corresponde aos orixás.
Cansada de ser oprimida por seu esposo fogem em direção ao oeste, olokun derá uma garrafa com um preparo para user se precisasse, ela deveria quebrar somente em caso de extremo perigo. O rei de ifé colocou seu exército a procura de sua mulher, iêmanjá cercada resolve então quebrar a garrafa que seu pai deu, no mesmo instante criou-se um rio, levando iêmanjá para o oceano, iêmanjá representa a maternidade e fecundidade.
IÊMANJÁ
Deusa da nação de egbá, nação esta yorubá onde existe o rio iêmanjá, no Brasil rainha das águas salgadas, muito respeitada e cultuada, como mãe de quase todos os orixás, por isso, ela também pertence a fecundidade. O seu dia votivo é comemorado no dia 02 de fevereiro ou no dia 31 de dezembro, como em algumas nações do candomblé, é protetora dos pescadores e jangadeiros. Come ovelha, galinha, pata, angolista, pombos, arroz branco, cangica, cocadas e adora flores e perfumes.
Suas cores são o azul e branco água, sua saudação é ODOIÁ ou ODOCIABÁ, suas ferramentas são âncora, o leme, anel, brincos, pulseiras e etc...
CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE IÊMANJÁ
As pessoas de iêmanjá são, sérias, impetuosas, dominam a todos e fazem-se respeitar, dificilmente perdoam os erros dos semelhantes, gostam de testar as pessoas, seu temperamento é muito dificil, são bravos, nervosos, mas possuem um coração grandioso, são dedicados aos parentes e amigos, preocupam-se com os outros e consigo, gostam das coisas luxuosas, são honestas, gostam da casa e da família, são ótimas mães e pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário